LÍNGUA PORTUGUESA: GRAMÁTICA E APLICAÇÃO II


 

A maioria _____________ com as novas propostas. _____________ acaloradas discussões.

 

De acordo com a norma padrão da língua portuguesa, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, com:

 

 


concordaram - Houve


concordou - Houveram


concordaram - Houveram


estava concordando - Houveram


concordou - Houve

Leia atentamente este bilhete para resolver a questão que o segue.

 

Sr. Rubens,

As pesquisas sobre as vendas de 2019 foram organizadas pelo setor responsável. O setor responsável garantiu que hoje à tarde as pesquisas estarão na sua mesa. Assim que receber essas pesquisas entre em contato comigo para que eu possa enviar as tais ao gerente de logística.

At.te,

Andréa

 

Considerando a norma culta, a coesão e a coerência textual, assinale a alternativa que apresenta a melhor reescrita do bilhete.

 

 


Sr. Rubens,

As pesquisas sobre as vendas de 2019 foram organizadas pelo setor responsável. O setor garantiu que hoje à tarde as pesquisas estarão na sua mesa. Assim que receber os documentos, entre em contato comigo para que eu possa enviar os referentes ao gerente de logística.

At.te,

Andréa

 


Sr. Rubens,

As pesquisas sobre as vendas de 2019 foram organizadas pelo setor responsável no qual garantiu que hoje à tarde elas estarão na sua mesa. Assim que receber as tais, entre em contato para que eu possa enviar as pesquisas para o gerente de logística.

   At.te,     

Andréa


Sr. Rubens,

As pesquisas sobre as vendas de 2019 foram organizadas pelo setor responsável, o qual garantiu que hoje à tarde elas estarão na sua mesa. Assim que as receber, entre em contato comigo para que eu as envie ao gerente de logística.

At.te,

 Andréa

 

 


Sr. Rubens,

As pesquisas sobre as vendas de 2019 foram organizadas pelo setor responsável que garantiu que hoje à tarde as mesmas estarão na sua mesa. Assim que receber essas pesquisas, entre em contato comigo para que eu possa enviar os papéis para o gerente de logística.

At.te,                                                                                                                                                             Andréa   

   

     


Sr. Rubens,

As pesquisas sobre as vendas de 2019 foram organizadas pelo setor responsável onde garantiu que hoje à tarde estarão na sua mesa. Assim que as receber, entre em contato comigo para que eu possa enviar ao gerente de logística.

At.te,

Andréa

No livro de apoio, no item 2.1, são apontados os critérios de textualidade, ou seja, características que fazem com que um texto não seja um amontoado de palavras ou frases sem sentido.

 

Os critérios focados no texto são: coesão e coerência. Para os critérios centrados nos usuários temos:

I No conhecimento partilhado, a compreensão do texto depende da harmonia, do equilíbrio entre a informação já conhecida do leitor e a informação nova.

II Na informatividade, as informações contidas no texto são previstas pelo leitor ou ouvinte, por isso a compreensão fica clara.

III Na intertextualidade, observa-se uma conexão entre os textos. Há a presença de um texto em outros.

IV Outros critérios estão centrados nos falantes e ouvintes da língua como: intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade.

 

Das afirmações anteriores, estão corretas.

 

 

 


 I e III, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III.


Apenas I.


I, II, III, IV.

Considerando que o verbo FAZER, no sentido de tempo decorrido, é impessoal, isto é, não tem sujeito, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do período a seguir.

 

 

Hoje __________ sete meses que o deputado foi cassado. E amanhã _________ fazer dois anos que ele foi eleito.

 

 


fazem, vai.


fazem, vão.


faz, vão.


faz, vai. 


estão fazendo, vão.

 

Sempre que ______________ em apuros, ______________ também sem dinheiro.

 

            A alternativa que completa corretamente os espaços é:

 

 


vejo-me, me vejo


me vejo, vejo-me


me vejo, me vejo


o vejo, o vejo


vejo-me, vejo-me

O texto dissertativo-argumentativo estrutura-se de forma que possa transmitir, a partir de um tema, informações e opiniões do seu produtor. Para isso, a sua produção requer conhecimento acerca do assunto e estruturação de um plano com introdução, desenvolvimento e conclusão. Para as autoras Abaurre e Pontara (2007, apud FREITAS, 2018), a dissertação: [...] é um texto que se caracteriza por analisar, explicar, interpretar e avaliar os vários aspectos associados a uma determinada questão. A finalidade da dissertação, portanto, é explicitar um ponto de vista claro e articulado sobre um tema específico. Em alguns casos, além da análise cuidadosa e detalhada de um tema, espera-se que o texto também apresente os argumentos para a defesa de um ponto de vista.

 

Diante dessas reflexões, assinale a alternativa correta.

 

 


A estruturação do texto dissertativo deve conter, no mínimo, seis parágrafos e um título de, pelo menos, 2 linhas.


Os argumentos desenvolvidos no texto dissertativo devem explicitar apenas um foco do tema escolhido pelo produtor textual.


O texto dissertativo necessita de uma organização que se centraliza na clareza da conclusão, parte mais importante dele.


O texto dissertativo argumentativo deve ser organizado, a partir de um planejamento focado no tema, pois esse deve assegurar a clareza dos argumentos que tentarão convencer o leitor.


O encadeamento dos argumentos, no texto dissertativo expositivo, não depende especificamente do tema proposto pelo autor.

Para responder a esta questão, observe o conceito de Koch e Travaglia (1996 apud Fabri, 2018 ) sobre coerência: “a coerência está diretamente ligada à possibilidade de sentido do texto [...], devendo ser entendida como um princípio de interpretabilidade, inteligibilidade e unidade[...].”

 

Sendo assim, podemos afirmar que o texto pode ser construído a partir de signos verbais como palavras, frases ou de signos não verbais como imagens, fotos, gestos.

 

Assinale, considerando as afirmações anteriores, a alternativa que explica o conceito de coerência textual.

 

 

 

 


A compreensão de um texto depende de diferentes princípios como a interpretabilidade, a coesão, a inteligibilidade e a unidade. Esses princípios são fundamentais para o estabelecimento da coerência apenas em textos não verbais.


Para estabelecer a coerência textual, o autor do texto deve estar atendo aos princípios que ajudam a produzir um texto compreensível. Esses princípios estão ligados, somente, ao uso da norma padrão, registrada nas gramáticas tradicionais.


Para interpretar um texto é fundamental que o interlocutor (ouvinte/leitor) recupere o significado do que escuta ou lê, em um contexto significativo, tendo como suporte somente sequências linguísticas.


Para que um texto tenha sentido é necessário que o seu produtor esteja atento aos princípios da coerência textual. Esses princípios dizem respeito somente a textos históricos e produzidos na língua culta.


Para compreender o texto é necessário que o interlocutor (ouvinte/leitor) recupere o sentido do que escuta ou lê e interprete-o; é fundamental que o entenda a partir de uma situação interativa e que observe a harmonia das relações construídas pelo locutor (escritor/falante).

Em Fabri et al (2018), encontramos a seguinte afirmação: “...pelos enunciados, pelas construções dos parágrafos, há intenções, há outras palavras nas entrelinhas, há possíveis inferências, há subentendidos.”

Reflita sobre essa asserção, a partir de um provérbio, ou seja, frase curta de autoria anônima, que transmite ideias, conhecimentos da sabedoria popular.

Assinale a alternativa que apresenta o melhor sentido para o provérbio “em terra de cegos, quem tem olho é rei”.

 

 


A pior atitude é aquela de quem não quer enxergar o mal.


O indivíduo que inicia um conflito é capaz de gerar uma guerra.


Em meio à ignorância, aquele que tem conhecimento pode ser o vencedor.


Com paciência, é possível conquistar o sucesso.


Quem sai na chuva é para se molhar.

 

Assinale a alternativa que contém uma frase com regência verbal correta.

 

 


Todos, porém, aspiram o sucesso profissional.


O cargo a que meu irmão aspira é bastante cobiçado.


Nem sempre o bom funcionário aspira altos cargos na empresa.


Aspirei ao perfume que exala daquela flor.


O mau cheiro a que aspirei na sala incomodava muito.

 

A frase que contém colocação correta do pronome é:

 

 


Aqui vendem-se móveis usados.


Como se briga nesta casa!


Aqui, se vendem móveis usados.


Nem sempre veem-se bons exemplos.


Se necessita de garçons.

Páginas: 12